PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica do Colégio “Euclides Faicare” leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estado da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e no Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil – RCNEI; tendo como objetivo levar a criança a explorar e descobrir toda as possiblidades do seu corpo, dos objetos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, construir e pensar. As atividades são programadas de modo a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.

Na Educação Infantil, busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e sócio-culturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional, em termos de Ensino Fundamental.

No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social.

De modo geral nossa proposta pedagógica busca estimular o desenvolvimento dos alunos, permitindo que eles se tornem sujeitos participativos em seu processo de aprender, ou seja, de construir um saber sobre o mundo.

NOSSA FILOSOFIA

Aprender a conhecer: Ter a compreensão do mundo em que habitamos e de nós mesmos. Desde a mais tenra idade despertar o interesse para novas descobertas, para a curiosidade e pensamento crítico.

Aprender a fazer: Além de obter o conhecimento teórico, é preciso também colocar em prática, fazendo escolhas assertivas, solucionado problemas e pensando criticamente.

Aprender a conviver: Saber conviver em sociedade e se colocar no lugar do outro, são ações imprescindíveis atualmente. Desenvolver habilidades como empatia, respeito, tolerância, entre outras, priorizando as relações harmônicas em sua vida.

Aprender a ser: Este último pilar está ligado ao desenvolvimento do ser como um todo. Para serem capazes de pensar de forma crítica e autônoma, para que com inteligência, criatividade, sensibilidade, responsabilidade e ética, concretizem seu projeto de vida.

NOSSA MISSÃO

Promover uma educação de qualidade para todos os alunos, num ambiente afetuoso, levando-os a escrever sua história, alicerçada em valores éticos e morais, contribuindo para uma sociedade mais justa, solidária e feliz.

VISÃO

Ser reconhecido como referência educacional, desenvolvendo a formação humana pautada em princípios, formando cidadãos capazes de mudar a sua realidade e o mundo.

PRINCÍPIOS E VALORES

• ➣ Afeto