O Colégio Euclides Faicare foi fundado pelas irmãs Eliane e Daniella Mazzetto Faicare. A escola é autorizada pela Diretoria de Ensino e oferece atendimento desde a Pré-escola até o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), com início de suas atividades em janeiro de 2007. Como surgiu a escolha do nome do colégio? Euclides Faicare foi um empresário do ramo comercial que faleceu em 2006. O nome do colégio foi escolhido em homenagem ao pai das irmãs responsáveis pela direção da escola. Anteriormente conhecida como "Toca do Coelho", a instituição passou a se chamar Colégio Euclides Faicare.
A proposta pedagógica do Colégio “Euclides Faicare” leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estado da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e no Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil – RCNEI; tendo como objetivo levar a criança a explorar e descobrir toda as possiblidades do seu corpo, dos objetos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, construir e pensar. As atividades são programadas de modo a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola. Na Educação Infantil, busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e sócio-culturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional, em termos de Ensino Fundamental. No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social. De modo geral nossa proposta pedagógica busca estimular o desenvolvimento dos alunos, permitindo que eles se tornem sujeitos participativos em seu processo de aprender, ou seja, de construir um saber sobre o mundo.
Aprender a conhecer: Ter a compreensão do mundo em que habitamos e de nós mesmos. Desde a mais tenra idade despertar o interesse para novas descobertas, para a curiosidade e pensamento crítico. Aprender a fazer: Além de obter o conhecimento teórico, é preciso também colocar em prática, fazendo escolhas assertivas, solucionado problemas e pensando criticamente. Aprender a conviver: Saber conviver em sociedade e se colocar no lugar do outro, são ações imprescindíveis atualmente. Desenvolver habilidades como empatia, respeito, tolerância, entre outras, priorizando as relações harmônicas em sua vida. Aprender a ser: Este último pilar está ligado ao desenvolvimento do ser como um todo. Para serem capazes de pensar de forma crítica e autônoma, para que com inteligência, criatividade, sensibilidade, responsabilidade e ética, concretizem seu projeto de vida.